A Associação de Surdos da Grande Florianópolis participou dia 06/12/2017 do I Movimento Cultural da Língua de Sinais (Mov Cultura LSB), evento promovido pelo CAS da Fundação Catarinense de Educação Especial.
A presidente da ASGF, Sra. Sandra Lúcia Amorim compôs a banca de jurados para as competições para  surdos nas categorias piadas, poesias e contação de histórias adulto e infanto-juvenil.

O I Mov Cult LSB teve como objetivo principal promover um momento de interação, valorização e reconhecimento da cultura surda. As competições contaram com a participação de surdos adultos e alunos da Escola Estadual Básica Nossa Senhora da Conceição, de São José, e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CAS/FCEE.

“Valorizar e divulgar a cultura surda, em suas formas tão ricas de produções, é reconhecer o sujeito surdo como um cidadão completo, é reconhecer e aceitar a sua diferença linguística e ver esse sujeito como alguém capaz de produzir suas próprias histórias”, afirmou a coordenadora do CAS, Patrícia Amaral.

Participaram como jurados a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dra. Rachel Sutton Spence, o professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Afonso Loss, a presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lúcia Amorim, e a presidente da Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas), Crisiane Bez Batti.

Além da competição, o evento também apresentou uma exposição fotográfica intitulada “Uma Língua com cor”, mostrando os alunos do CAS em momentos de livre expressão e a beleza da língua de sinais, utilizada em situações naturais.

Fonte: http://www.fcee.sc.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/8852-movimento-cultural-da-lingua-de-sinais-agitou-fcee-nesta-semana

ASGF prestigia Movimento Cultural da Língua de Sinais