A ENTIDADE E SUA HISTÓRIA:

A Associação de Surdos da Grande Florianópolis, também designada pela sigla ASGF, foi fundada em 15 de Agosto de 1955, configurando uma Instituição de Direito Privado, de natureza associativa, sendo considerada uma das mais antigas Associações de Surdos do Brasil, organizada com o objetivo no campo sociocultural, educacional, profissional, assistencial e recreativo.

A referida Entidade foi fundada pelo sublime Professor Sr. Francisco Lima Júnior que reuniu vários surdos de diversos municípios de Santa Catarina. Inicialmente, a entidade foi batizada com o nome Círculo de Surdos Mudos de Santa Catarina – CSMSC, e com o passar dos anos foi denominada por Associação de Surdos de Santa Catarina e, por fim, foi denominada de Associação de Surdos da Grande Florianópolis – ASGF, denominação vigente até hoje.

francisco

O PAPEL DA ENTIDADE NO FORTALECIMENTO DA LIBRAS E DA CULTURA SURDA:

A Associação de Surdos da Grande Florianópolis, consolidando seu compromisso frente à sociedade, visa promover a interação entre surdos e ouvintes por meio de LIBRAS, fortalecendo o movimento surdo para as conquistas sociopolíticas referentes à sua Língua, Cultura e Identidade.

5

A participação ativa da entidade fortalece as conquistas sociopolíticas no fortalecimento da Comunidade Surda, referente às questões de Língua, Cultura e Identidade surdas, contribuindo na criação das Leis Estadual nº 11.869/01 que reconhece oficialmente a LIBRAS como Língua, Lei Municipal nº 5.935/01 e Estadual 11.796/2008 que institui o Dia do Surdo, Lei Federal 12.319/2010 que regulamenta a Profissão de TILS- Tradutor e Intérprete de Libras, bem como a Lei Municipal nº 9.484 para a criação da Central de Intérprete da Língua Brasileira de Sinais e Guias- Intérpretes à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Corroborando para a concretização do anseio de condições de igualdade entre surdos e ouvintes, a ASGF tem como seu mais forte valor a primazia das necessidades da comunidade surda e de seus familiares, buscando diminuir as desigualdades hoje existentes e valorizando as diferenças entre os sujeitos. Com o objetivo de aprimorar as condições de atuação da ASGF no meio social, a instituição promove a interação entre surdos e ouvintes por meio de LIBRAS, fortalecendo o movimento surdo para as conquistas sócio-políticas referentes à sua língua, Cultura e Identidade, consolidando seu compromisso frente à sociedade.

Desta forma, ASGF contribui no reconhecimento das potencialidades dos surdos, busca novas possibilidades para a superação das barreiras de comunicação, conscientizando o surdo enquanto sujeito de direito, além de também propiciar a inserção dos cidadãos ouvintes na comunidade surda.

 interacao

Por meio da associação, os surdos podem se sentir protegidos, amparados e qualificados a lutar por mais reconhecimento dentro da sociedade. Para tanto, necessitamos da colaboração de todos aqueles que, assim como nós, lutam pelo reconhecimento da comunidade surda. Conscientizar a sociedade sobre a importância da interação do surdo no meio social é contribuir para que a palavra compaixão seja trocada por respeito. 

O QUE A ENTIDADE DESENVOLVE:

Por meio das ações programadas a ASGF atua nos seguintes projetos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos surdos:

12279173_1241194302564224_5868957678939556253_nimg_9095

  • Promoção do esporte e do lazer, através do estímulo às mais variadas práticas desportivas, bem como através da organização de campeonatos e eventos desportivos, além de eventos relacionados à datas comemorativas, culturalmente difundidas pela comunidade local;
  • Organização de eventos sociais com o objetivo de unir e fortalecer vínculos entre surdos e ouvintes;
  • Elevação da escolaridade de jovens e adultos surdos, através da oferta de EJA Bilíngue, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis;
  • Atendimento de alunos surdos da Rede Municipal de Florianópolis dentro da instituição, por meio da oferta de Oficinas Pedagógicas Complementares;
  • Cadastramento e encaminhamento de cidadãos surdos para obtenção de benefícios sociais, através do setor de assistência social da instituição;
  • Atendimento jurídico social aos surdos e seus familiares;
  • Acompanhamento de surdos ao Mercado de Trabalho, por meio de Profissional Especializado com vivência na cultura surda e fluência em Libras;
  • Promoção do protagonismo surdo frente às políticas públicas e ações de garantias de direitos, por meio da participação nos Conselhos e Comissões de direitos do município de Florianópolis e no estado de Santa Catarina;
  • Realização, apoio e coparticipação na promoção de eventos voltados à comunidade surda e à comunidade em geral, em diversas áreas, com enfoque na inclusão plena das pessoas surdas: Festival de Folclore Surdo, Acampamento de Surdos, Amistoso Esportivo, Jantar Baile em 2016, entre outros.

A Entidade sempre manteve sua identidade surda, tem como marca irredutível sua missão por melhores condições de vida às pessoas surdas, sempre engajada na construção e manutenção da Língua Brasileira de Sinais.

 

Para maiores informações entre em contato conosco através do telefone (48) 3322-0530/ (48)3039-1012

e-mail:asgfsurdo@hotmail.com, ou diretamente na ASGF, horário de atendimento das 08hs-12hs e das 13hs-21hs, localizada à Rua Trajano, 168, 6º andar, Edifício Berenhauser, Centro, Florianópolis-SC.