HISTÓRIA

Fundada em 15 de agosto de 1955, na cidade de Florianópolis-SC, a Associação de Surdos da Grande Florianópolis tem como principal agente da fundação o Professor Francisco Lima Júnior, mais conhecido como "Chiquito". O Professor Francisco foi uma eminente liderança na comunidade Surda catarinense e, também, a nível nacional, contribuindo para a disseminação de outras associações de Surdos no país.

 

Inicialmente, a organização foi batizada com o nome de Círculo de Surdos Mudos de Santa Catarina (CSMSC) e como o passar dos anos foi denominada por Associação de Surdos de Santa Catarina e, por fim, foi denominada de Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), denominação vigente até hoje.

Professor Francisco ministrando aulas para os Surdos.

Passamos por muitos desafios ao longo de nossa história. Persistimos e nos reerguemos diante dos obstáculos que afligiram a comunidade Surda. Entre os desafios de grande repercussão, foi a proibição do uso da Língua Brasileira de Sinais, até então ainda não reconhecida enquanto Língua, e que somente por meio da Lei 10.466/2002 foi legitimado o seu uso.

A Diretoria da ASGF, composta integralmente por Surdos, mantém-se firme e constante nas reivindicações pela acessibilidade e pelos Direitos Humanos das Pessoas Surdas.

Endereço

Sede Administrativo - Socio Educacional

Rua Deodoro, 209, Centro - Florianópolis/SC

Centro de Convivência

Rua Manoel Soares de Azevedo Maia, nº 351, Carianos, Florianópolis/SC 

Entre em contato

Telefone 

(48) 3322-0530 / (48) 3039-1012

E-mail

asgfsurdos@hotmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Feito com amor em Floripa 

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram